Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, Brasília sediou a reunião executiva do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e a Assembleia Geral Extraordinária do Memorial Chico Mendes (MCM). O encontro reuniu membros da diretoria e representantes das duas instituições. Também participou a presidente do Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA), Júlia Feitoza, que exerce a função de suplente financeira do MCM.
Encerrados os trabalhos, no dia 6, a comitiva foi recebida pela Ministra Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente (MMA). A pauta da reunião concentrou-se nas questões relacionadas às Reservas Extrativistas e contou com a presença de técnicos do MMA e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.
Na ocasião, o presidente do CNS, Júlio Barbosa, e a presidente do CTA, Júlia Feitoza, presentearam a Ministra com duas obras de grande relevância. Barbosa entregou o livro comemorativo dos 40 anos do CNS, enquanto Feitoza ofereceu a terceira edição de “Caminhando na Floresta”, de autoria do advogado Gomercindo Rodrigues. A obra, que narra sua convivência com Chico Mendes, é prefaciada pela própria Marina Silva, amiga do líder seringueiro assassinado em 1988.
O encontro reafirmou o compromisso das organizações extrativistas com a defesa da Amazônia e a preservação da memória de Chico Mendes, ícone da luta socioambiental brasileira.






