DOUTOR DA BORRACHA

Na verdade, ja é município de Epitaciolândia, 15 km pra dentro do ramal que nesta sexta ( 19/11) era pura lama depois de mais de 24 h de chuva pesada. No fim do ramal, numa vila familiar de umas 5 – 6 casas, vive e trabalha o Dr. da Borracha.
Talvez você já tenha visto um de seus sapatos de borracha em Feiras de Artesanato pelo Brasil, em lojas-conceito no Rio ou Sao Paulo (eu já vi, na Casa Amarela) ou mesmo em Milão. Seringueiro,  o Sr. José Rodrigues é parceiro de um pesquisador da UNB que desenvolve técnicas para o trabalho da borracha.
Eles estão testando o armazenamento do látex para permitir escala na produção, desenvolveram um processo de “defumação pirolenhosa líquida” (nao me pergunte o que é) e Doutor da Borracha elaborou uma técnica própria para colar a borracha e fazer os sapatos.
O produto é tão fabuloso quanto a forma como ele descreve o processo, a vida a partir da seringa e a importancia da Amazônia para as pessoas. A Leide, liderança extrativista, nos mostra o molde de sapatos originais de borracha, usados pelos seringueiros.

Compartilhar:

Mais Postagens

O doutor da borracha

O doutor da borracha

Doutor da Borracha: saberes tradicionais que viraram inovação sustentável José Rodrigues de Araújo, conhecido como Doutor da Borracha, transforma a tradição seringueira em bioeconomia, turismo

Envie-nos uma mensagem